Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas:224


Sinopse: Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio de carro. E, em um instante, tudo muda. Todas as escolhas se  perderam, menos uma. A única que realmente importa.

Se Eu Ficar é um conto belíssimo sobre a força do amor, o verdadeiro significado da família e as decisões que todos nós precisamos tomar.


Resenha/opinião: Gostei muito, muito, muito do livro. Apesar de ele possuir uma história triste, me fez refletir muito em vários capítulos. Me apeguei de uma certa forma à personagem principal, Mia, - a qual me fez chorar muuuuito durante a narrativa com suas lembranças enquanto estava no hospital – que não sei como sobrevivi depois de tantas lágrimas.
 
Mia, além de personagem principal do livro é a narradora de toda a história. Ela é uma musicista clássica apaixonada por seu violoncelo, mas se sente um pouco deslocada por viver em uma família punk e ter um namorado integrante de uma banda de rock, chamada Shooting Star – que por sinal está começando a fazer muito sucesso em Portland.


Mia era uma adolescente normal, com seus dilemas e tudo o mais, até que em uma manhã, ela, seus pais e seu irmãozinho mais novo resolvem fazer um passeio em família. Nesse passeio, onde era para tudo ter ido muito bem, ocorre um terrível acidente. No começo, Mia não entende muito bem o que está acontecendo até o momento em que vê o próprio corpo caído na beira da estrada. Então, ela entende tudo de uma vez só.

O enredo gira em torno desse acidente que ocorre logo no comecinho do livro. A narradora intercala momentos relacionados ao acidente, com memórias de dias e até mesmo anos atrás. Essas memórias retratam o relacionamento dela com sua família – que chega a dar uma invejinha –, com seu namorado Adam e sua melhor amiga. E em cima de cada lembrança, ela, desolada, procura encontrar motivos para querer continuar sua vida e sair do coma em que se encontra devido ao acidente.
 

Deixe um comentário