Título: O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Páginas: 447



Sinopse: Quando uma modelo problemática morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supõe-se que ela tenha cometido suicídio. O irmão, porém, tem suas dúvidas e pede ao detetive Cormoran Strike para rever o caso.
Strike é veterano de guerra - ferido física e psicologicamente -  e sua vida é uma confusão. A investigação lhe dá um salva-vidas financeiro, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no complexo mundo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas - e mais perto ele chega de um perigo terrível. Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho - O chamado do Cuco é um livro extraordinário. Apresentando Cormoran Strike, este é o primeiro romance policial de J.K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Robert Galbraith.
 

Resenha/opinião: Eu amei, amei, amei o livro. Super indico. A narrativa me prendeu bastante, a descrição dos momentos de tensão é maravilhosa e o desfecho é surpreendentemente incrível. Impossível não gostar!!

A história começa com a morte de uma modelo muito famosa em Londres, chamada Lula Landry, após uma queda da sacada de seu apartamento em Mayfair. Três meses depois de sua morte, Cormoran Strike foi contratado pelo irmão, John Bristow, para investigar o ocorrido oferecendo-lhe bastante dinheiro pela solução do que ele acha não ser um suicídio, e sim um assassinato.
Strike não aceita o caso logo de cara, mas por estar quase totalmente sem grana acaba cedendo e conta com a ajuda se sua secretária temporária, Robin Ellacott, para resolver o problema.
Lula Landry era jovem, rica e muito bonita. Ela foi adotada por uma família quando era ainda bem pequena possuindo, assim, um pai, uma mãe e um irmão. Na adolescência, começou a usar drogas, fugiu de casa, foi diagnosticada com transtorno bipolar e arranjou um namorado que só trazia mais e mais problemas. Muitos não entendiam o fato de uma família branca ter adotado uma criança negra, mas a verdade era que Landry havia sido adotada com o propósito de substituir um filho do casal que morreu em um terrível acidente quando criança.
Conforme Strike e Robin vão achando pistas sobre o ocorrido, vão surgindo cada vez mais suspeitos para o assassinato da modelo e ficando cada vez mais surpreendente e perigoso o que encontram.


Quotes: "Observador incurável, ele notou a escultura da corça e do cervo numa pilastra e o veado na outra. As pessoas costumavam supor simetria e igualdade onde nada disso existia. Iguais, mas profundamente diferentes..."

"O que lamentamos é a imagem física que flutua por uma multiplicidade de tabloides e revistas de celebridades; uma imagem que nos vende roupas, bolsas e uma ideia de fama que, em sua morte, provou-se vazia e transitória como uma bolha de sabão. O que realmente nos faz falta, se formos honestos o suficiente para admitir, são as travessuras divertidas dessa garota de boa vida e fina como papel, de cuja existência de quadrinhos marcada por abuso de drogas, vida tumultuada, roupas elegantes e namorado perigoso e errante, não podemos mais desfrutar."

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica. "


Deixe um comentário