Título: Quem É Você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 268



Sinopse: Miles Halter tem fascinação pelas últimas palavras que grandes pessoas disseram antes de morrer. Vive de devorar biografias. Mas está cansado de ter só isso para livrá-lo do tédio que é a vida com os pais, na Flórida. em busca do que o poeta François Rabelais chamou em suas últimas palavras de o "Grande Talvez", Miles sai de casa para ingressar na Escola Culver Creek, um internato no Alabama. Muitas coisas o esperam lá, entre elas, Alasca Young. Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e capturá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez.

Vencedor do Printz Award, da American Library Association, e estreia de John Green como uma das vozes mais cativantes e inovadoras da ficção contemporânea, Quem é você, Alasca? retrata brilhantemente o impacto indelével que uma vida pode exercer sobre outra.



Resenha/opinião: O livro é dividido em duas partes: o antes e o depois. O que está entre essas duas partes é um acontecimento bem marcante. Miles Halter é um garoto de ensino médio que sabe as últimas palavras de muitas pessoas importantes. Certo dia resolve ir para um internato no Alabama, Culver Creek, para buscar o Certo Talvez que foi dito por François Rabelais em suas últimas palavras.


Chegando lá, conheceu seu colega de quarto, Chip, que atendia pelo apelido de Coronel e logo ficaram amigos. Coronel deu a ele o apelido de Bujão, contrariando sua aparência física. No mesmo dia em que chegou ao alojamento do internato, Miles foi apresentado a Alasca, uma garota que o encantou logo no primeiro momento, e Takumi.


Coronel, Takumi, Alasca e ele, eram um grupo de amigos inseparáveis e faziam praticamente tudo juntos. Com eles, Bujão fumou seu primeiro cigarro e bebeu sua primeira bebida alcóolica. Alasca era um pouco instável, no mesmo momento em que estava triste, estava alegre e eufórica, ou então estava com raiva.


Os alunos dos dois últimos anos do ensino médio, sempre bolavam um trote para irritar o Águia, que era o inspetor da escola e dos alojamentos. Então os quatro e uma garota que Alasca estava tentando juntar com Bujão, chamada Lara, bolaram um pré-trote para pegar o Águia de surpresa.


Alguns dias após o pré-trote, acontece algo inesperado, fazendo os amigos ficarem cada vez mais próximos e eles começam a investigar o que aconteceu e porque daquela maneira.


Gostei muito desse livro, com certeza é o meu favorito do John Green até o momento. Tem uma narrativa simples, como nos outros livros e personagens bem marcantes seguidos sempre por um acontecimento inesperado em alguma parte da historia.

Deixe um comentário