Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318

Sinopse: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.



Resenha/Opinião: Esse livro com certeza entrou para a minha lista de favoritos. Eu ameeeeeeeeei muito a história e os personagens. Ela me fez repensar vários atos, vi também que não é uma história totalmente fictícia, pois muitas pessoas "diferentes" passam todos os dias por coisas como Auggie passou. 

O livro é dividido em oito partes e cada uma delas é narrada por um personagem mostrando o ponto de vista de todos os narradores em relação ao garoto. 
Por dentro August é um garoto como todos as outras crianças. Gosta de videogames, filmes e brincadeiras. O que é diferente nele é apenas seu rosto, o que acaba afastando muitas pessoas, fazendo dele um garoto mais solitário.

Devido à quantidade de cirurgias e complicações que teve que passar quando era mais novo, Auggie nunca havia frequentado uma escola antes. Até que seus pais decidem que é uma boa hora para matriculá-lo em uma. No começo ele não gosta muito da ideia, pois fica com receio do que as pessoas vão pensar, mas logo muda sua opinião e decide ir.

Os primeiros dias no quinto ano não foram fáceis. Muitos alunos ficavam cochichando e fazendo piadinhas de mau gosto sobre ele e havia feito amizade com apenas duas crianças, Summer e Jack, seus primeiros melhores amigos. Mas conforme o tempo foi passando alguns foram deixando suas diferenças de lado e se tornando amigos.

Deixe um comentário