Autora: Pam Muños Ryan
Editora: Darkside
Páginas: 368

Resenha: 50 anos antes da Primeira Guerra Mundial – “a guerra para acabar com todas as guerras” –, Otto, brincando de esconde-esconde, se perde na Floresta Negra e, tentando achar o caminho de volta para casa, acaba encontrando três irmãs adotadas por uma bruxa e feitas prisioneiras. Elas prometem levá-lo de volta para casa em segurança, porém, em troca, ele deve libertá-las levando seus espíritos dentro de uma gaita e passá-la adiante quando chegar a hora.

O livro é dividido em quatro partes que falam sobre cada criança que possuiu a gaita após Otto a ter passado adiante.

Friedrich trabalhava em uma fábrica de gaitas com seu pai e seu tio, já que não podia frequentar a escola por possuir uma mancha de nascença no rosto e sofrer todo tipo de preconceito. Certo dia, em seu horário de lanche encontrou uma gaita no cemitério da fábrica e ela se tornou sua companheira de todas as horas. Porém, devido a ascensão do nazismo, seu sonho de se tornar um maestro acaba tendo de ser interrompido.

Mike e Frankie são irmãos, órfãos, e vivem em um lugar horrível chamado Bispo, pois foi o único orfanato que a avó deles encontrou, antes de morrer, que continha um piano. Todos os dias Mike tem que lutar para não ser separado do irmão mais novo, até aparecer dois advogados à procura de crianças capazes de tocar instrumentos musicais que os adotam e dão uma gaita a cada um. Mas a mulher que pediu para os advogados conseguirem uma criança musical queria apenas uma e menina. Ela será capaz de fazer tudo para reverter os papeis e devolver os irmãos ao Bispo, porém Mike vai tentar fazê-la mudar de ideia. Será que vai conseguir?

Ivy Maria possui uma família de origem mexicana e seus pais estão sempre se mudando de cidade. Já ia fazer um ano que estavam em Fresno e Ivy tocaria um solo na rádio com sua gaita, quando seu pai recebe uma nova proposta de trabalho no sul da Califórnia, para cuidar da fazenda de uma família de japoneses enviados a um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.


Uma história maravilhosa que une crianças completamente diferentes através da única coisa que possuem em comum: o amor pela música.

3 Comentários

  1. Amei Ecos!! Foi um dos meus livros favoritos do ano passado. Ri, chorei, me diverti... tudo que tinha direito! E essa edição linda ajuda né?
    Beijos,
    Camila | www.lendoporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição é linda mesmo! Também senti de tudo lendo esse livro...

      Excluir
  2. Eu amei esse livro e achei fantástico como os contos se unem no final. Sem contar que essa edição é maravilhosa né?!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir