Aos escritores aniversariantes do dia 5 de Março, meus parabéns!!

Parabéns à você também que faz aniversário hoje!


Eduard Vilde

Nascido em 5 de março de 1865.
Foi um jornalista e escritor estoniano. Foi o fundador do Realismo estoniano.

Eduard Vilde foi um dos mais produtivos e mais conhecidos jornalistas e escritores estonianos de seu tempo. Ele é o fundador do Realismo crítico na Literatura estoniana. Seu principal trabalho é a trilogia de romances históricos "Mahtra sõda" (1902), "Kui Anija mehed Tallinnas käisid" (1903) e "Prohvet Maltsvet" (1905-1908). Eles são o ponto central de uma consciência nacional estoniana.







Lawrence Johnston Burpee

Nascido em 5 de março de 1873.
Foi um bibliotecário e autor canadense.

Trabalhou de 1890 a 1905 como secretário no serviço civil. Nos sete anos seguintes ele foi bibliotecário da Biblioteca Pública de Ottawa, antes de tornar-se secretário para a International Joint Commission em 1912, um posto que ele ocupou até asua aposentadoria.
Burpee ajudou a fundar a Associação Histórica Canadense em 1922 e também foi seu primeiro presidente até 1925. Ele também foi presidente da Sociedade Real do Canadá em 1936/37. Publicou muitos artigos relativos a estudos canadenses e foi o fundador editor do Canadian Geographic Journal.
Burpee morreu em Oxford, Inglaterra.



Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré.

Nascido em 5 de março de 1909.
Foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.

A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.). A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos (inclusive sonetos na forma clássica), como poesia de rima e métrica populares (por exemplo, a décima e a sextilha nordestina). Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia a dia (denominada por ele de poesia "matuta").


 
Pier Paolo Pasolini 

Nascido em 5 de março de 1922.
Foi um cineasta, poeta e escritor italiano.

Em 1939, Pasolini graduou-se em literatura pela Universidade de Bologna. Era homossexual assumido e um artista solitário. Antes de ficar famoso como cineasta, Pasolini havia trabalhado também como professor, poeta e novelista. Entre seus livros mais conhecidos, estão Meninos da Vida, Uma Vida Violenta e Petróleo (livro). De porte atlético e estatura média, Pasolini usava óculos com lentes muito grossas.



2 Comentários

  1. Parabéns aos escritores do dia!!!

    Tenha uma boa semana
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, tem muitos escritores que eu não conhecia e as descrições me ajudaram bastante :)

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir